Economia Circular
A economia circular é uma forma de pensar a cadeia produtiva de modo a aproveitar ao máximo o valor dos produtos, visando inseri-los novamente como insumos para novos processos, por meio de reciclagem, reuso, reparo, redistribuição e remanufatura.
Essa é uma prática sustentável pois:
- poupa a necessidade de extração de novas matérias primas
- forma sistemas de produção integrados, regenerativos e restaurativos
- diminui a quantidade de rejeitos para descarte, diferentemente do que ocorre amplamente na economia linear.
Muitas vezes referida simplesmente como circularidade, é um sistema econômico destinado a eliminar o desperdício e o uso excessivo de recursos.
A Tronox realiza pesquisas e parcerias para aproveitar ao máximo a circularidade de seus produtos, com projetos em fase avançadas:
Projeto MNR (Minério Não Reagido) – faz a incorporação de um resíduo gerado na etapa de ataque ácido do minério, na qual o excedente não reagido é neutralizado com cal.
Durante muitos anos esse resíduo foi disposto em aterro licenciado, mas em 2018 passou a ser licenciado como subproduto, após pesquisas e testes para incorporação na indústria da construção civil.
Projeto Ácido 25% – é feita a recuperação de uma corrente de efluente rica em ácido e ferro, para ser reutilizada em outro processo produtivo. No passado, essa corrente era direcionada para o sistema de efluentes sendo disposta via emissário submarino e em 2018 passou a ser licenciado como subproduto.